Estudo

Livre dos Fardos - Êxodo 18.13-27

Deus tem levantado uma geração de líderes (com e sem títulos), mas muitas vezes temos percebido que a Obra, que deveria ser leve e suave, tem se tornado um grande fardo para muitos irmãos que sinceramente estão servindo a Deus. Muitos têm sofrido por não conhecerem as Escrituras e nem o poder de Deus - ignorância esta que pode trazer um fardo sobre nós.

 

A maioria dos líderes, principalmente os mais zelosos, com o tempo começam a se sentir estressados e sobrecarregados. O motivo é que, no seu zelo, acreditam sinceramente que precisam resolver todos os problemas dos irmãos, ter todas as respostas, arrumar todos os empregos; enfim: talvez se esqueçam de que não são Deus. Ser líder não é resolver todos os problemas, mas sim, ajudar as pessoas a levá-los a Deus.

 

Percebemos no texto que Moisés era um líder extremamente zeloso e queria resolver todos os problemas sozinho, e isso estava produzindo um grande cansaço nele e no povo. Ele não estava conseguindo liderar apropriadamente. Aqui encontramos um dos grandes equívocos da liderança: muitos líderes pensam que o bom líder é aquele que consegue fazer tudo sozinho. Mas assim como não é possível a um jogador de futebol bater o escanteio, correr para cabecear, fazer o gol e abraçar a si mesmo para celebrar, assim também não é possível a um líder cristão fazer tudo na Obra de Deus.

 

O bom líder não é o que faz sozinho e nem o que manda os outros fazerem, mas sim, o que desperta nas pessoas o desejo de fazer. É quando você consegue despertá-las que elas poderão dividir o trabalho com você e não será preciso trabalhar sobrecarregado. "- Você deve distribuir com seus discípulos a Obra, para que nem você e nem o povo se canse!" - foi o conselho que Moisés recebeu de Deus através do seu sogro, cujo princípio funciona ainda hoje.

 

Muitos líderes, na tentativa de fazer tudo, se vêem exaustos e, por não conseguirem resolver todos os problemas, sentem-se culpados e como se estivessem fazendo a Obra do Senhor relaxadamente. Aqui está outro grande equívoco da liderança: que temos que trabalhar exaustivamente, desde a manhã até à noite, como no caso de Moisés. Porque entendemos que não é relaxado aquele que trabalha além das condições, mas sim, o que é fiel no pouco que tem, até que Deus lhe aumente a oportunidade de servi-lO mais.

 

De acordo com o texto, o líder não está lá para emitir sua própria opinião e decidir pela vida das pessoas, e sim para mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões. Moisés ensinava a Lei para as pessoas - essa é a maneira correta para o líder de hoje ajudá-las. Não tente dar respostas para as questões; apenas deixe que a Palavra de Deus oriente as pessoas, e jamais tenha medo de colocar a Palavra à frente dos problemas que chegam até você.

 

Quero destacar três princípios, dos vários que podem ser tirados do nosso texto-base.

 

Não tente fazer tudo - Distribua o trabalho com os seus discípulos e companheiros de julgo. Se não os tem, peça-os a Deus, porque lhe são necessários e fundamentais. Eles o ajudarão a levar a bom termo a Obra que Deus tem lhe confiado. Na célula, distribua com seus companheiros o apascentamento, as visitas, a escala para o lanche e reveze o compartilhar da Palavra na reunião. Permita que o Corpo se mobilize, porque se todos cooperam, todos "desenvolverão o aumento do próprio Corpo em amor" e ninguém ficará sobrecarregado.

 

Não se sinta acusado - se você não pode, no momento, dispor de tanto tempo quanto gostaria, para a Obra de Deus. Seja fiel no pouco que hoje você pode, e Deus, em tempo oportuno, vai colocá-lo sobre o muito. O relaxado é o que tem tempo para fazer e não faz, e não o que faz muito no pouco tempo que possui.

 

Não tente ter todas as respostas para os problemas - deixe que a Palavra de Deus responda por você. Na vida da Igreja não há lugar para "achismos". O peso da responsabilidade de ter que dar uma palavra pessoal e definitiva para os problemas não pode ser seu, mas da Bíblia. Como ela tem resposta pra tudo, apenas diga com tranquilidade e confiança, a cada vez que for necessário: "-Está escrito!".

 

Pr. Naor Pedroz